segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A prova dos nove


A cantora Ana Carolina lança seu novo CD comemorando 10 anos de carreira. O álbum intitulado " N9ve" contém nove faixas e conta com algumas participações especiais.
"N9ve" está longe de ser o melhor da cantora, na verdade pode-se dizer que é o pior quando comparado com outras obras de Ana.
Dessa vez "a canção tocou na hora errada" em todos os sentidos.Composições clichés e sonoridades já conhecidas, o CD não traz o talento que se está acostumado a ver na artista.No seu penúltimo trabalho( dois quartos) a poesia perdeu lugar para o apelo e a vulgaridade.Foi um quase "tenho que vender a todo custo" com frase como " eu comi a madona" " chupou meu pau".Ana, esqueceu d seu eu poetico que tanto cativou e transformou-a numa das melhores cantoras brasileiras.Ja no cd "nove" ela apelou pela falta de apelo.Contendo musicas bastante "comportadas" e rimadas forçadamente.Quase uma Izabella Taviani.
Não, não é essa Ana por quem o público se apaixonou e sim a Ana que escreveu"A vida presa num barbante e eu quem dava o nó", "Não vou viver como alguém que só espera um novo amor, há outras coisas no caminho aonde vou." Sem falar nas regravações das musicas de Chico, Lulu Santos. etc.

Eis o CD destrinchado.

Faixa 1
"10 minutos"...
...para deixar de ouvir. A letra é quase uma composição do "ãoes do forro" e conta com frases como"fora, seu silêncio me devora".Ninguém nunca escreveu algo parecido, né?

Faixa
"Dentro"...
...dentro da listas dos que se venderam.Ana Carolina já fez metárforas melhores.

Faixa 3
"Tá rindo, eh?"...
...para não chorar, só se for!

Faixa 4
"Entreolhares ( The way you're lookingate me)"
Bem, nessa aí ela fez algo meio Vanessa da Mata.Pegou um cantou estrangeiro, o estadunidense John Legend e fez como " Good look", só que com bem menos letra e menos interação entre os cantores.

Faixa 5
"Era"..
...para ser musica, mas passou longe!

Faixa 6
" 8 estórias"
Com frases como " todas as moças são partes que encontrei em mim", faz lembrar " Quem canta seus males espanta" de Itamar Assumpção.Mas só fica na lembrança mesmo, como quando tomamos sorvete e lembramos por alguma razão de pudim.

Faixa 7
" Resta"...
...saber o porque disso.Sejamos realista, Ana Carolina não precisa de algo assim para comemorar os 10 anos de carreira ou para dizer que lança o CD a cada ano.
Essa musica tem participação especial de Chiara Civello, será uma parceria igual a Marisa Monte e Julieta Venegas?

Faixa 8
"Torpedo"
A melodia é horrivel.Antes ela tivesse copiado a musica "ela é bamba"

Faixa 9
"Traição"...
...de si mesmo...Ana é bem mais capaz que esse CD.Para não perder sua total identidade ela falou algo de um rio que não pode ficar.Claro, ele secou!

Apesar dos pesares, precisamos manter o coração aberto.
Todo mundo erra um dia.Todo artista musical tem um trabalho morno, em relação a seu talento.Alanis Morissette, por exemplo, tem um CD que quando e houve na primeira vez, chega-se a pensar que é Britney Spears.Mas logo depois se redimiu.Então esperemos o próximo de Ana.

4 comentários:

  1. Hahahahaha O rio secou, e tomara que a porta fique trancada de vez. Ana Carolina comprovou com esse cd que é uma "zeze di camargo e luciano", mesma melodia, mesmo tipo de composição, mesmas rimas, só muda a capa ... Mais do mesmo.
    Tem uma hora que cansa.

    ResponderExcluir
  2. Achei um pouco exagerado.Acho que uma cantora como Ana Carolina deve ser respeitada.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo,

    Exagero? Ela merece sim, todo o respeito pela obra que já conquistou ... Não por essa que acabou de fabricar. Por isso a crítica ...

    ResponderExcluir
  4. A opinião de alguem que não se identifica não deve ser creditada.

    ResponderExcluir